domingo, 29 de abril de 2007

Adolescência e Puberdade


Muitas pessoas confundem a adolescência com a puberdade, porém não é bem assim. Adolescência é quando os jovens buscam sua afirmação pessoal, indenpendência, onde ocorrem distúrbios emocionais característicos desta fase, onde até mmesmo o tipo de alimentação pode mudar. Como os adolescentes estão em busca de aventuras inéditas estão propensos á muitos riscos, DST's, drogas, desapego familiar e etc. Por isso eles precisam muito da família quer será a base deles quando acontecer fatos indesejados.O entendimento e o bom diálogo entre pais e adolescentes são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos mesmos. É preciso saber usar o potencial de cada adolescente para que sejam futuramente adultos realizados e bem resolvidos.

Puberdade é um período que ocorre dentro da adolescência e por isso é tão confundido com tal. Na puberdade o corpo se prepara pra reproduzir, com a juda dos hormônios que atuam bastante nesta fase. Por isso costumam aparecer problemas de pele, as famosas espinhas que deixam os adolescentes tão furiosos. No corpo das meninas a puberdade acontece por volta do s 9 a 13 anos e é caracterizado pela primeira menstruação e o desenvolvimento das mamas e dos órgãos genitais.

As principais características nas meninas são:

- alargamento dos ossos da bacia;
- início do ciclo menstrual;
- surgimento de pêlos nos púbis e nas axilas;
- depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
- desenvolvimento das mamas.

Nos meninos, a puberdade começa um pouco mais tarde, por volta dos 11 ou 12 anos e é caracterizado por intensas mudanças, como o crescimento dos pêlos e pênis e o aumento de tamanho dos testículos.
Nesta fase ocorre a primeira ejaculação, sendo que esta pode ocorrer durante o sono ou até mesmo resultante da masturbação, acontecem também a ereção espontânea, sem que o pênis seja estimulado ou mesmo tocado.

As principais características são:

- surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito;
- aumento dos testículos e do pênis;
- crescimento da barba;
- voz grossa;
- ombros mais largos;
- aumento da massa muscular;
- início da produção de espermatozóides;
- aumento do peso e da estatura.

A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual.

Aids - O que fazer??

O que um portador de HIV deve saber

Se você é portador de HIV então tem o direito de exigir que seus médicos mantenham sua doença em sigilo. A quebra do sigilo é crime previsto por lei e deve ser punido. Você não pode ser discriminado no seu trabalho, ou pela companhia de seguros ou até mesmo em lugares públicos. Se houver discriminação por causa de sua condição procure uma das organizações que defendem os seus direitos.

Somente você poderá escolher ou saber quais as pessoas que podem saber sobre o seu estado de saúde, mas considere que algumas pessoas têm o direito de saber do seu estado, por exemplo, o seu parceiro ou parceiros sexuais. Além disso, você não deve se isolar. Todos os soros positivos devem partilhar suas experiências, é importante contar com pessoas amigas e poder contar os seus problemas. Deve-se continuar levando uma vida normal, inclusive sexual, mas nunca esquecendo dos cuidados especiais.

A solidão é muito prejudicial; você deve lembrar de que todos os doentes soropositivos são cidadãos em completo gozo dos seus direitos e deve exigí-los. Também deve combater o preconceito e as discriminações lembrando sempre que, ao partilhar as suas experiências, estará ajudando outros na luta contra a AIDS e enriquecendo as relações humanas, e melhorando as condições de vida.

Aids

Como se pega??
Através de relações sexuais, pelo contato com o esperma ou com a secreção vaginal contaminados;
  • Através de troca de sangue. Se a pessoa receber, por exemplo, transfusão de sangue ou de produtos derivados de sangue (fator de coagulação usado pelos hemofílicos por exemplo);
  • Se partilhar agulhas e seringas contaminadas, como no uso de drogas injetáveis;
  • Durante a gravidez, na hora do parto ou durante a amamentação a mãe infectada pode passar o vírus para o filho.

  • Como evitar a transmissão?

    Podemos evitar a transmissão através de práticas sexuais sem risco. Carícias, abraços, beijos no corpo, masturbação não oferecem perigo de contágio.
    O sexo oral deve ser evitado, pois tem algum risco.
    Na penetração vaginal ou anal, o risco é muito grande, mas pode ser evitado com o uso da camisinha.
    Nunca partilhe agulhas ou seringas, elas devem ser usadas uma única vez e por uma só pessoa.
    Se você é soropositivo não doe sangue. Se você se ferir, por exemplo, deve desinfetar todo o material (com álcool ou água sanitária) que entrar em contato com o sangue. A água sanitária deve ser usada na proporção de 1:5 (diluir um copo de 200 ml de água sanitária para 5copos de água), durante 30 minutos. O álcool deve ser usado sem diluir durante15 minutos, com lavagem prévia de água e sabão. O material também pode ser esterilizado através da fervura durante 15 minutos.
    Todo soropositivo deve ter muito cuidado com a alimentação e a higiene. Se possuir animal doméstico, também deve ficar atento com as doenças que eles possam transmitir.
    Não há perigo de transmissão...

    ... através de:
    aperto de mão;
    tosse e espirro;
    beijos e carícias;
    vestuário
    alimentação;
    picadas de insetos;
    piscinas;
    vasos sanitários, banheiros e chuveiros;
    contato com animais domésticos;
    pratos, talheres, copos e outros objetos.

    Infertilidade Masculina

    O Fator masculino e a Infertilidade

    O Fator está presente em 40% dos casais inférteis.

    Um diagnóstico de infertilidade masculina deverá ser baseado na avaliação de pelo menos duas amostras de sêmen com intervalo acima de um mas entre as duas coletas.

    Avaliação de uma amostra de sêmen

    Concentração de espermatozóides

    Concentração de espermatozóides por mililitro de sêmen: valores normais acima de 20 milhões de espermatozóides/ml de sêmen.

    B- Motilidade espermética

    É de grande importância como indicador no potencial de fertilização.

    Graus ( A+B): maior ou igual a 50%

    Grau A: progressivo rápido (> 30% )

    Grau B: progressivo lento

    Grau C: móvel não progressivo

    Grau D: imóveis

    Morfologia espermática:

    É de grande importância como indicador no potencial de fertilização.

    Morfologia Estrita: é uma maneira bastante criteriosa de analisar a forma do espermatozóide, proposta por Kruger em 1986. Segundo este critério, avalia-se os epermatozóides ovais.

    Valores normais: > 14% de formas ovais.

    Vitalidade -Valores normais: espermatozóides vivos acima de 50%.

    Técnica de coloração realizada para identificação de leucócitos (células de defesa que surgem em resposta a um processo infeccioso).

    Normal até 1 milhão de células redondas

    Leucospermia: mais de 1 milhão de leucócitos por militro de sêmen sugere infecção espermática.

    Teste de Anticorpos:
    Para detecção de anticorpos, cuja presença prejudica a motilidade dos espermatozóides.

    Valores superiores a 10% de espermatozóides comprometidos com a anticorpos são considerados anormais.

    Teste de Penetração.

    Teste de penetração espermática ou “teste de Alexander”. Avalia a capacidade de penetração dos espermatozóides em muco bovino (Penetrac - Serono ou Muco Cervical Bovino)

    Teste de Kremer: para avaliar a capacidade de penetração espermática dos espematozóides do cônjuge no muco cervical da parceira, no período ovulatório.

    Aborto



    Aborto

    O Aborto é definido como a Interrupção da gravidez antes que o feto possa sobreviver fora do útero. Popularmente, o termo aborto se refere ao término deliberado ou induzido de uma gravidez, enquanto que o término espontâneo de uma gravidez é chamado de aborto espontâneo .

    Quais são as indicações médicas para realizar um aborto?

    O aborto pode ser recomendado quando certos testes (por exemplo, amniocentese) mostram que o feto está se desenvolvendo com uma anomalia ou má-formação severa, como uma espinha bífida ou um outro defeito genético grave. A gravidez também pode ser interrompida quando coloca a vida da mãe em sério risco. No Brasil, além dos motivos citados, o estupro também constitui uma indicação para aborto respaldada pela lei.

    Infelizmente, uma das principais razões para o aborto voluntário é a decisão da mãe em não ter a criança naquele exato período. Isso é um verdadeiro crime. Com a disponibilidade de tantos métodos contraceptivos � muitos deles distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde pública -, a decisão de uma mulher em realizar um aborto voluntário sem qualquer indicação médica é considerada um homicídio.

    Como é feito o aborto?

    No início da gravidez, o aborto geralmente é realizado através de dilatação e curetagem, ou utilizando aparatos de sucção. A partir do quarto mês, a curetagem não pode mais ser realizada, optando-se então pela indução do parto utilizando gel de prostaglandina.

    Um aborto no princípio da gravidez, conduzido apropriadamente, é seguro e classificado como uma operação de pequeno porte, podendo ser realizado em uma clínica ou com uma hospitalização bastante breve.

    Um aborto realizado por pessoa não-habilitada ou sem condições estéreis adequadas, expõe a paciente a infecção, hemorragia, infertilidade futura ou mesmo morte.

    O que é Aborto Espontâneo ?

    É o término acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é um defeito no embrião ou feto que impede seu desenvolvimento natural. O defeito pode ser hereditário, causado pela exposição da mãe a certos medicamentios ou radiação, ou resultar de doenças infecciosas.

    O primeiro sintoma de um aborto espontâneo é sangramento vaginal. Isto requer atenção médica imediata. Um feto nascido após cerca de 20 semanas de gestação é chamado natimorto (se nascido morto) ou prematuro (se nascido vivo).

    Amamentação.


    ALEITAMENTO MATERNO: VANTAGENS E CUIDADOS


    O aleitamento materno é um ato de amor e também o mais eficiente instrumento na direção da promoção de saúde física e mental já desde a primeira fase da vida humana.
    Muitas são as VANTAGENS, dentre elas citamos:

    1-PARA O BEBÊ:

    · O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida.
    · É de fácil digestão.
    · Protege o bebê contra doenças como: diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária, entre outros.
    · Protege a criança contra várias doenças, a medida que contém todas as substâncias necessárias para bem nutri-la e imunizá-la.
    · Previne as alterações estruturais e funcionais da face, promovendo o desenvolvimento harmônico dessa respectiva musculatura.
    · Auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.
    · Estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.
    · Desenvolve e fortalece a musculatura da boca da criança, melhorando o desempenho das funções de sucção, mastigação, deglutição e fonação (fala).
    · É uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê. Favorece um bom desenvolvimento físico e mental da criança e, consequentemente, estabilidade emocional e maior adaptação nas etapas da vida.

    2-PARA A MÃE:

    · Em geral, o corpo retorna ao normal mais rapidamente;
    · Ajuda a reduzir o sangramento, diminuindo o tempo em que o útero e o volume do seio costumam levar para voltar ao tamanho normal;
    · Aumenta o vínculo afetivo mãe-bebê.

    Além disso, não custa nada, é de fácil aquisição, a temperatura ideal, estando livre de contaminações externas e pronto para consumo.

    Por isso é importante tomar alguns CUIDADOS com a mama durante o período de aleitamento materno:

    CUIDADOS COM A MAMA NO ALEITAMENTO:

    · Conserve os seios sempre arejados.
    · Não lave os mamilos após cada mamada. O banho diário é suficiente.
    · Em caso de rachaduras, continue amamentando o bebê pelo seio menos ferido, retirando o leite do lado afetado por expressão manual;
    · Não use "pomadas" no local da rachadura. Utilize o próprio leite, que também funciona como um excelente cicatrizante nesses casos.
    · Caso o seio fique duro e ou empedrado, procure usar sempre sutiã, suspender bem os seios para facilitar a saída do leite. Procure amamentar com maior freqüência;
    · Caso a mamas fiquem muito cheias, massageie e retire o excesso de leite para facilitar a sucção pela criança.
    · Faça massagens nas mamas com a polpa dos dedos em movimentos circulares no sentido da aréola ( parte escura do seio) para o tórax.
    · Em caso de febre alta, calafrios e vermelhidão nas mamas pode ser início de mastite (inflamação que ocorre pelo acúmulo de leite). Procure orientação médica ou de um Banco de leite.

    Apesar das muitas vantagens, há situações que para o bem do bebê, é fundamental não amamentar.

    QUANDO NÃO AMAMENTAR ?

    · Se a mãe for Aidética (infectada pelo HIV);
    · Se a mãe estiver fazendo uso de medicação anticancerígena, antitireoideanas e substâncias radioativas.

    Câncer de ovário

    Câncer de ovário: prevenir é possível ?

    O câncer ovariano é o segundo tumor ginecológico mais comum e a mais letal neoplasia do aparelho genital feminino. Apenas nos EUA, calcula-se que surjam cerca de 25.000 novos casos anualmente. Devido à dificuldade no diagnóstico precoce, na maioria dos casos o diagnóstico é dado quando o tumor se encontra em fases avançadas, colaborando para o péssimo prognóstico.

    Os sintomas do câncer ovariano só ocorrem tardiamente e são vagos e inespecíficos: desconforto pélvico, alterações do hábito intestinal, perda ou ganho de peso inexplicáveis, dor no momento ou após o intercurso sexual, cansaço fácil e sangramentos vaginais anormais após a menopausa.

    Causa

    A causa exata da maioria dos cânceres ovarianos ainda é desconhecida, mas existem fatores de risco bem determinados para o tipo mais comum, o câncer ovariano Epitelial. Algumas alterações genéticas possuem uma relação particularmente importante com o câncer ovariano. Obesidade, idade superior a 40 anos e casos de câncer ovariano na família aumentam os riscos. Sabe-se que não ter filhos ou tê-los com idade acima de 35 anos quando da primeira gravidez aumenta o risco. A cada nova gravidez, o risco diminui um pouco mais. Ainda asssim, é importante lembrar que 95% de todos os cânceres ovarianos ocorrem em mulheres sem quaisquer fatores de risco.

    Prevenção

    Não existem recomendações específicas para prevenção do câncer ovariano. Sabe-se que a nticoncepcionais orais reduzem o risco de câncer ovariano em 40 a 50%, sendo que este efeito é ainda maior com o uso a longo prazo. A ligadura das trompas também parece reduzir o risco. Não existem estudos mostrando a influência da dieta, ainda que obesidade seja um fator de risco.

    Mulheres a partir de 35 anos de idade e com incidência familiar importante de câncer ovariano podem ser submetidas à retirada preventiva dos ovários (a cirurgia se chama Ooferectomia Profilática). Mulheres a partir dos 40 anos de idade submetidas à retirada do útero (histerectomia) por motivos benignos (p.ex.: miomas) deveriam conversar com o médico a possibilidade de retirar também os ovários.

    O melhor método para avaliação periódica dos ovários é o Ultrassom Transvaginal, que apresenta sensibilidade de 100% e especificidade de 98% para câncer ovariano.

    Recomendação

    O câncer de ovário é uma doença altamente letal, principalmente devido ao diagnóstico tardio. A esmagadora maioria das pacientes com câncer ovariano não se encaixa em qualquer grupo de risco. Os métodos preventivos atualmente disponíveis estão longe de serem 100% confiáveis, mas é preciso estar sempre alerta para a possibilidade desta doença. O tratamento do tumor, nas fases iniciais, permite cura em boa parte das pacientes.

    Auto Exame das Mamas




    Auto Exame das Mamas

    O Auto Exame das Mamas leva apenas alguns minutos e você só precisa fazer uma vez por mês.
    Muitas mulheres tem "medo" de fazer o Auto Exame mas ele é a melhor e mais fácil maneira de se diagnosticar os tumores de mama nas fases iniciais.
    Se você tem menstruações faça o exame uma semana após acabar o fluxo. Se você não tem, marque um dia do mês, por exemplo, dia primeiro, e faça o exame sempre neste dia. A finalidade do exame não é "encontrar" alguma coisa, mas acostumá-la a examinar a sua mama. Quanto mais você fizer, mais conhecerá sua mama. Isto permitirá que você encontre uma "mudança" e possa avisar o seu médico.

    NA FRENTE DO ESPELHO
    Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe as formas, a cor e textura da pele. Levante os braços devagar olhando atentamente a imagem no espelho.

    NO CHUVEIRO
    Levante seu braço esquerdo e o coloque atrás de seu pescoço. Com a mão direita esticada examine a mama esquerda. Use as polpas de seus dedos e não as pontas ou as unhas. Não faça o movimento de "pegar alguma coisa" mas sim de "sentir" a mama. Repita o movimento na outra mama.

    APÓS O BANHO
    Aperte gentilmente seus mamilos ( bicos do seio ) e observe se sai algum líquido.

    QUANDO AVISAR O SEU MÉDICO
    Mudanças na forma ou coloração das mamas
    Pele tipo "casca de laranja"
    Nódulos ou caroços
    Líquido que sai dos mamilos

    NÃO ENTRE EM PÂNICO
    Lembre-se: o que você vê ou sente em sua mama não significa que você tenha câncer
    mas é um sinal importante para você procurar o seu médico.

    Tensão Pré-Menstrual (TPM)

    Tensão Pré-Menstrual (TPM)


    O termo tensão pré-menstrual foi criado na década de 1930 para se referir a um grupo de sinais e sintomas que surgem nas mulheres de maneira cíclica, atingindo seu ápice um a dois dias antes da menstruação e regredindo após a chegada do fluxo menstrual.

    A TPM pode manifestar-se como dores de cabeça tipo enxaqueca, aumento do corrimento vaginal, ganho de peso por retenção de líquidos, dores vagas e generalizadas, alteração do apetite e dos hábitos intestinais, suor excessivo, acne, crises asmáticas, distúrbios alérgicos, desmaios e até mesmo convulsões nos casos mais graves. Os sintomas psíquicos irritabilidade, agressividade, insônia, ansiedade, choro fácil, confusão mental e depressão podem ser intensos o suficiente para prejudicar o desempenho das atividades habituais e de relacionamento.

    Entretanto, os sintomas são leves a moderados na maioria dos casos, produzindo algum grau de incapacidade em 20-40% das mulheres em 5%, o ataque de TPM é completamente incapacitante. A literatura médica nacional e internacional mostra que atos ilegais, principalmente crimes de violência, acidentes de trânsito, de trabalho ou domiciliares e suicídios são mais comuns em mulheres que sofrem de TPM.

    A incidência da doença varia bastante: algumas pesquisas afirmam que cerca de 90% das mulheres sofrem de alguma intensidade de TPM em algum momento de suas vidas. A doença é mais comum após os 30 anos de idade e suas causas ainda não estão completamente esclarecidas, mas acredita-se que o distúrbio seja conseqüência de uma combinação de fatores hormonais, nutricionais e ambientais.

    Não se deve confundir TPM com Dismenorréia. Dismenorréia significa literalmente menstruação dolorosa ou difícil e, embora manifeste-se no mesmo período do ciclo menstrual que a TPM, trata-se de um distúrbio diferente.

    O tratamento da TPM se dá principalmente com o uso de medicamentos para aliviar os sintomas. Recomenda-se 20 a 30 minutos de exercícios aeróbicos por dia e dieta branda (reduzir sal, açúcar e alimentos com aditivos ou conservantes, e eliminar café e álcool nos dias de crise). O fumo deve ser abolido.

    Métodos Anticoncepcionais.




    Métodos Anticoncepcionais

    Qualquer outra definição para explicar o que são métodos anticoncepcionais não abrangeria sua verdadeira utilidade: eles servem para evitar uma gravidez.

    Não há como classificar o melhor método, pois o melhor é aquele que a mulher e seu parceiro confiam e também que não exista contra-indicações ao seu uso.

    Por isso é sempre bom saber quais são os métodos existentes e procurar se adequar a algum deles - sempre acompanhado de uma orientação médica.

    Existe cinco métodos:

    Comportamentais ou de abstinência periódica:
    São aqueles que identificam o período fértil, para se ter relações nesse período.

    Barreira:

    São aqueles que não deixam os espermatozóides subirem através do colo do útero.

    Hormonais:

    São aqueles que possuem substâncias que produzem algumas alterações no aparelho genital da mulher. Sua atuação é principalmente a nível de ovário, trompas, endométrio e muco.

    Intra-uterinos:

    Colocação de um aparelho que fica dentro do útero.

    Cirúrgicos:

    Operações que são feitas tanto no homem quanto na mulher para interromper definitivamente a capacidade reprodutiva.

    sábado, 28 de abril de 2007

    Doenças Sexualmente Transmissíveis

    Treponema pallidum : bactéria causadora da sífilis




    Introdução

    As doenças venéreas, também conhecidas como DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis ) são infecções transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de moléstias.

    Uma das principais formas para se evitar tais doenças é o uso correto e freqüente de preservativos. Os vírus, bactérias e fungos acabam sendo transportados pelo sêmen e por fluídos sexuais. Desta forma, a utilização da camisinha, tanto masculina quanto feminina, impede a transmissão dos agentes causadores.
    Estas doenças devem ser tratadas de forma rápida e correta, pois o desenvolvimento delas no corpo humano podem acarretar sérios problemas de saúde. Infertilidade, doenças neonatais, câncer anogenital, comprometimento do aparelho reprodutor e até mesmo a morte.

    Segue abaixo uma relação das principais DSTs:

    Sífilis
    O agente causador da sífilis é uma bactéria conhecida como Treponema pallidum. No início, a doença ataca as vias urinárias e genitais, podendo, caso não tratada, espalhar-se para o sistema cardiovascular e nervoso. Gerando uma infecção generalizada, pode levar o doente a morte. Nas mulheres doentes, o aborto e o parto prematuro são algumas das conseqüências.

    Gonorréia
    Está doença ocorre após o contato com a bactéria conhecida por Neisseria gonorrheae. Causa um grave inflamação na uretra e, quando não tratada, pode espalhar-se pelo sistema genital, vias urinárias, reto e articulações. Se não tratada corretamente, a doença se desenvolve, podendo levar o doente a outros problemas como, meningite, problemas cardíacos e artrite.

    Clamídia
    A bactéria Chlamydia trachomatis é o agente causador da doença. Ela ataca os canais urinários e sistema genital, causando inflamação nestas áreas. Se não tratada, pode chegar a uma infecção crônica, gerando a infertilidade no homem. Em mulheres, as complicações também são graves: infertilidade, dores pélvicas, formação de abscessos, entre outras complicações.

    Tricomona
    Esta doença é causada por um protozoário do gênero Trichomonas Donne. Este protozoário pode instalar-se nos sistemas genital e digestivo. Provoca quadros inflamatórios na uretra dos homens e no canal vaginal das mulheres. Embora não acarrete complicações mais sérias em sua fase evolutiva, a doença pode facilitar a disseminação da infecção por HIV.

    Candidíase
    Esta doença é uma das causas mais comuns de infecção genital. Os sintomas são coceira, ardor e corrimento vaginal semelhante a nata do leite. É mais comum em mulheres, causando inchaço e vermelhidão no órgão sexual feminino. As lesões podem se espalhar pela virilha. Apesar do mais comum ser a transmissão via relação sexual, existem outros fatores que colaboram para isso: uso de anticoncepcionais, antibióticos, obesidade, diabetes melitus, gravidez e uso de roupas justas. O principal agente da doença é o fungo Candida albicans.

    Relação Sexual






    DNA
    :
    ste modelo representa o DNA, Ácido Dezoxirebonucleico. Essa notável molécula encontrada no interior de cada célula contem todas as informações necessárias para criar um ser-humano. Ela consiste de pares de moléculas unidos entre si por uma fraca ligação. As moléculas formam duas longas cadeias que se enrolam em espiral, uma sobre a outra, como uma escada retorcida. O arranjo dessas moléculas, ao longo de cada bloco de DNA, formam um conjunto de instruções que definem a aparência do corpo e como ele funciona. Veja o vídeo no menu - vídeos

    Fecundação:
    A fecundação define o início de uma nova vida humana. Ela ocorre quando uma célula sexual masculino, o espermatozóide, penetra uma célula sexual feminina, o óvulo, e ambos se fundem. Cada espermatozóide compõe-se de uma cabeça que transporta metade das instruções necessárias para criar um bebe, uma longa cauda, o flagelo, que se agita para impelir o espermatozóide em direção ao óvulo e uma minúscula parte intermediária que o supre de energia. Quanto os espermatozóides encontram um óvulo eles imediatamente o cercam. Ao final um único espermatozóide penetra o óvulo
    . Veja o vídeo no menu - vídeos

    Gravidez:
    Durante a gravidez um bebê se desenvolve no útero da mãe a partir de um óvulo fecundado. O embrião recebe oxigênio e nutrientes do corpo da mãe através do cordão umbilical. Com sete semanas, já é possível ver os olhos em desenvolvimento e o coração batendo. Apos cinco meses o rosto do feto esta totalmente formado com os lábios e o nariz visíveis. Os médicos costumam usar imagens de ultra-som para examinar o bebe no útero. Aqui o braço e uma das mãos do feto são claramente visíveis. Finalmente, apos nove meses no útero o bebe esta totalmente desenvolvido, pronto para nascer.
    Veja o vídeo no menu - vídeos

    Reprodução das Células:
    Seu corpo é constituído de trilhões de células que diferem na aparência dependendo da função que exercem. Contudo, as células em sua maioria são compostas pelos mesmos elementos e comportam-se de modo semelhante. Cada célula aqui tem um núcleo que controla e regula todas as funções celulares e é envolvida por uma membrana que controla o que entra na célula e o que sai dela. As células reproduzem-se dividindo-se de modo a produzir duas células idênticas, você pode ver este processo acontecendo aqui. O núcleo da célula divide-se ao meio e então as partes se separam formando duas novas células.
    Veja o vídeo no menu - vídeos