domingo, 29 de abril de 2007

Aborto



Aborto

O Aborto é definido como a Interrupção da gravidez antes que o feto possa sobreviver fora do útero. Popularmente, o termo aborto se refere ao término deliberado ou induzido de uma gravidez, enquanto que o término espontâneo de uma gravidez é chamado de aborto espontâneo .

Quais são as indicações médicas para realizar um aborto?

O aborto pode ser recomendado quando certos testes (por exemplo, amniocentese) mostram que o feto está se desenvolvendo com uma anomalia ou má-formação severa, como uma espinha bífida ou um outro defeito genético grave. A gravidez também pode ser interrompida quando coloca a vida da mãe em sério risco. No Brasil, além dos motivos citados, o estupro também constitui uma indicação para aborto respaldada pela lei.

Infelizmente, uma das principais razões para o aborto voluntário é a decisão da mãe em não ter a criança naquele exato período. Isso é um verdadeiro crime. Com a disponibilidade de tantos métodos contraceptivos � muitos deles distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde pública -, a decisão de uma mulher em realizar um aborto voluntário sem qualquer indicação médica é considerada um homicídio.

Como é feito o aborto?

No início da gravidez, o aborto geralmente é realizado através de dilatação e curetagem, ou utilizando aparatos de sucção. A partir do quarto mês, a curetagem não pode mais ser realizada, optando-se então pela indução do parto utilizando gel de prostaglandina.

Um aborto no princípio da gravidez, conduzido apropriadamente, é seguro e classificado como uma operação de pequeno porte, podendo ser realizado em uma clínica ou com uma hospitalização bastante breve.

Um aborto realizado por pessoa não-habilitada ou sem condições estéreis adequadas, expõe a paciente a infecção, hemorragia, infertilidade futura ou mesmo morte.

O que é Aborto Espontâneo ?

É o término acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é um defeito no embrião ou feto que impede seu desenvolvimento natural. O defeito pode ser hereditário, causado pela exposição da mãe a certos medicamentios ou radiação, ou resultar de doenças infecciosas.

O primeiro sintoma de um aborto espontâneo é sangramento vaginal. Isto requer atenção médica imediata. Um feto nascido após cerca de 20 semanas de gestação é chamado natimorto (se nascido morto) ou prematuro (se nascido vivo).

Nenhum comentário: