domingo, 29 de abril de 2007

Amamentação.


ALEITAMENTO MATERNO: VANTAGENS E CUIDADOS


O aleitamento materno é um ato de amor e também o mais eficiente instrumento na direção da promoção de saúde física e mental já desde a primeira fase da vida humana.
Muitas são as VANTAGENS, dentre elas citamos:

1-PARA O BEBÊ:

· O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida.
· É de fácil digestão.
· Protege o bebê contra doenças como: diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária, entre outros.
· Protege a criança contra várias doenças, a medida que contém todas as substâncias necessárias para bem nutri-la e imunizá-la.
· Previne as alterações estruturais e funcionais da face, promovendo o desenvolvimento harmônico dessa respectiva musculatura.
· Auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.
· Estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.
· Desenvolve e fortalece a musculatura da boca da criança, melhorando o desempenho das funções de sucção, mastigação, deglutição e fonação (fala).
· É uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê. Favorece um bom desenvolvimento físico e mental da criança e, consequentemente, estabilidade emocional e maior adaptação nas etapas da vida.

2-PARA A MÃE:

· Em geral, o corpo retorna ao normal mais rapidamente;
· Ajuda a reduzir o sangramento, diminuindo o tempo em que o útero e o volume do seio costumam levar para voltar ao tamanho normal;
· Aumenta o vínculo afetivo mãe-bebê.

Além disso, não custa nada, é de fácil aquisição, a temperatura ideal, estando livre de contaminações externas e pronto para consumo.

Por isso é importante tomar alguns CUIDADOS com a mama durante o período de aleitamento materno:

CUIDADOS COM A MAMA NO ALEITAMENTO:

· Conserve os seios sempre arejados.
· Não lave os mamilos após cada mamada. O banho diário é suficiente.
· Em caso de rachaduras, continue amamentando o bebê pelo seio menos ferido, retirando o leite do lado afetado por expressão manual;
· Não use "pomadas" no local da rachadura. Utilize o próprio leite, que também funciona como um excelente cicatrizante nesses casos.
· Caso o seio fique duro e ou empedrado, procure usar sempre sutiã, suspender bem os seios para facilitar a saída do leite. Procure amamentar com maior freqüência;
· Caso a mamas fiquem muito cheias, massageie e retire o excesso de leite para facilitar a sucção pela criança.
· Faça massagens nas mamas com a polpa dos dedos em movimentos circulares no sentido da aréola ( parte escura do seio) para o tórax.
· Em caso de febre alta, calafrios e vermelhidão nas mamas pode ser início de mastite (inflamação que ocorre pelo acúmulo de leite). Procure orientação médica ou de um Banco de leite.

Apesar das muitas vantagens, há situações que para o bem do bebê, é fundamental não amamentar.

QUANDO NÃO AMAMENTAR ?

· Se a mãe for Aidética (infectada pelo HIV);
· Se a mãe estiver fazendo uso de medicação anticancerígena, antitireoideanas e substâncias radioativas.

Nenhum comentário: