domingo, 29 de abril de 2007

Adolescência e Puberdade


Muitas pessoas confundem a adolescência com a puberdade, porém não é bem assim. Adolescência é quando os jovens buscam sua afirmação pessoal, indenpendência, onde ocorrem distúrbios emocionais característicos desta fase, onde até mmesmo o tipo de alimentação pode mudar. Como os adolescentes estão em busca de aventuras inéditas estão propensos á muitos riscos, DST's, drogas, desapego familiar e etc. Por isso eles precisam muito da família quer será a base deles quando acontecer fatos indesejados.O entendimento e o bom diálogo entre pais e adolescentes são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos mesmos. É preciso saber usar o potencial de cada adolescente para que sejam futuramente adultos realizados e bem resolvidos.

Puberdade é um período que ocorre dentro da adolescência e por isso é tão confundido com tal. Na puberdade o corpo se prepara pra reproduzir, com a juda dos hormônios que atuam bastante nesta fase. Por isso costumam aparecer problemas de pele, as famosas espinhas que deixam os adolescentes tão furiosos. No corpo das meninas a puberdade acontece por volta do s 9 a 13 anos e é caracterizado pela primeira menstruação e o desenvolvimento das mamas e dos órgãos genitais.

As principais características nas meninas são:

- alargamento dos ossos da bacia;
- início do ciclo menstrual;
- surgimento de pêlos nos púbis e nas axilas;
- depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
- desenvolvimento das mamas.

Nos meninos, a puberdade começa um pouco mais tarde, por volta dos 11 ou 12 anos e é caracterizado por intensas mudanças, como o crescimento dos pêlos e pênis e o aumento de tamanho dos testículos.
Nesta fase ocorre a primeira ejaculação, sendo que esta pode ocorrer durante o sono ou até mesmo resultante da masturbação, acontecem também a ereção espontânea, sem que o pênis seja estimulado ou mesmo tocado.

As principais características são:

- surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito;
- aumento dos testículos e do pênis;
- crescimento da barba;
- voz grossa;
- ombros mais largos;
- aumento da massa muscular;
- início da produção de espermatozóides;
- aumento do peso e da estatura.

A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual.

Nenhum comentário: